Conceito
Sontoku é um curta-metragem em animação gráfica que busca evidenciar virtudes de superação, perseverança e espírito altruísta de um jovem órfão que mudou os rumos de um país, baseado na história real de Kinjiro Ninomiya.
O filme visa apresentar para o Brasil e para o mundo a trajetória de Kinjiro Ninomiya, a partir de sua infância, com grandes provações, passando por uma adolescência difícil e de muito trabalho, chegando a uma fase próspera, momentos antes de iniciar sua caminhada em prol da reestruturação do Japão.
O roteiro reflete sobre um personagem que sempre demonstrou muita virtude ao longo de sua vida, sempre trabalhador, paciente, perseverante, austero, bondoso, dedicado ao não desperdício, que nunca se viu queixar de algo, cuja imagem foi imortalizada em estátuas nas escolas japonesas, como um menino andando e carregando lenha nas costas, enquanto lia. Por todas as virtudes apresentadas, Kinjiro, após sua morte, recebeu o apelido de Sontoku, que significa “o virtuoso”.
SONTOKU possui uma proposta ousada e desafiadora ao apresentar um verdadeiro herói japonês para um mundo em crises (econômica, política e valores morais), mostrando que seus métodos são eficazes ainda hoje.
Inspirado em biografias de Sontoku Ninomiya e em animês históricos, o filme utilizou técnicas que misturam desenhos com toques de animês realistas com estilos que lembram aquarela, quando o personagem entra em seus pensamentos e lembranças.